Pitimbu, resgata sua cultura com um encontro todo segundo sábado do mês, denominado de QUINZENA CULTURAL .
O encontro é realizado com a participação de vários artistas e artesãos locais e organização da Prefeitura e Secretaria de Turismo , com venda de artesanatos e oficinas, como o famoso trabalho de fibra de coqueiro, onde as artesãs, transformam o fio do coqueiro em peixes, cestos, animais e frutas, dignos de muitos prêmios pelo Brasil a fora, esta técnica é encontrada somente neste Litoral Paraibano; outra peça que tem feito muito sucesso é a arte de Lia Caju, com escamas de peixes, que se tornam artesanato e biojóias ; arte em crochê , em mosaico e outros tão peculiares em terras do Nordeste também são encontrados na QUINZENA CULTURAL.
Comidas típicas e tradicionais são apresentadas neste evento: como salgados de peixes e algas, tapioca, panelada da Aruenda com frutos do Mar, doces típicos como a cocada na guenga de maracujá e limão e polpas de frutas feitas no assentamento Nova Vida.
Mas o que nos encanta são as apresentações culturais da cidade, que de hora em hora, promovem aos olhos e ao coração, um encontro de cultura da maior qualidade, pois em Pitimbu nasceu o Grupo Aruenda da Saudade, precursor do Maracatu, com suas vestimentas maravilhosas encantam e fazem o turista entrar na roda para dançar. São apresentações de capoeira com o Mestre Sérgio, Gil Brasil, o dançarino famoso do Brasil com suas coreografias envolvendo e ensinando a dançar do frevo e outros ritmos. Mensalmente são convidados outros grupos da Paraíba para participar do evento .
QUINZENA CULTURAL : TODO SEGUNDO SÁBADO DO MÊS DAS 17 HORAS AS 20 HORAS.
UM BANHO DE CULTURA, NA CIDADE ONDE O MAR TE ABRAÇA.